segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Joaquim Barbosa, Herói?


O que é ser herói? Quantas pessoas conhecemos durante a nossa vida que podemos atribuir a designação de herói? O que alguém deve suportar, passar ou sujeitar-se para ser alçada à categoria de herói? Bem, para mim um ser humano só atinge tal nível quando ultrapassa os seus limites, quando excede o que é natural, quando atinge o limiar do esperado, ou seja, é aquele que vai além das suas responsabilidades e do que lhe é esperado.
Para ver se o que pensava fazia algum sentido, busquei no dicionário algumas definições do significado da palavra herói: "Homem elevado a semideus após a morte, por seus serviços relevantes à humanidade." "Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo." "Homem que suporta exemplarmente um destino incomum, como, p ex, um extremo infortúnio ou sofrimento, ou que arrisca sua vida abnegadamente pelo seu dever ou pelo próximo." "Personagem preeminente ou central que, por sua parte admirável em uma ação ou evento notável, é considerada um modelo de nobreza." Confesso que fiquei satisfeito com o que encontrei, pois parece que não estava tão errado.
Agora procuro entender o porque do Sr. Ministro do S.T.F., Joaquim Barbosa, estar sendo tratado como herói, mesmo porque o que vejo na sua conduta é o mínimo que se deveria esperar de quem ocupa o cargo que tem, o que convenhamos não deve ser muito difícil diante do salário à que tem direito, dentre outras tantas mordomias.
Alguns dirão que ele está a enfrentar forças poderosas, contudo se esquecendo do quanto ele também é poderoso, podendo questionar apenas a equivalência ou não de forças, o que se mostra muito mais desfavorável quando alguém do povo tenta sobreviver com um salário-mínimo percebido após um mês inteiro de intenso e exaustivo trabalho braçal, sabendo que dele dependem a sua mulher e filhos, quando não ainda outros.
Ora, entendo que estamos carentes de pessoas à quem admirar e até mesmo torcer, porém devemos ser mais criteriosos nas nossas escolhas, analisando o quanto a mídia trabalha para fazê-lo parecer mais do que realmente é, assim como já fizeram num passado não muito distante com o "Caçador de Marajás", Fernando Collor.
Quero realmente que os bandidos envolvidos nos mensalões sejam punidos, contudo todos os envolvidos, os do Mensalão do PT, do Mensalão Mineiro do PSDB, do Mensalão do DEM de Brasília e de todos os que vierem à tona.

Nenhum comentário: