domingo, 11 de março de 2012

A Revolução Dos Bichos "Petistas"!


Há muito vinha querendo reler "A Revolução dos Bichos" de George Orwell, uma vez que muitos anos se passaram desde o meu primeiro e último contato com tal obra, e por incrível que pareça, embora seja um livro de poucas páginas e fácil leitura, não encontrava tempo e motivação para o reencontro.
Assim, ao ler o artigo de Marcelo Mirisola, "George Orwell, a oração possível", que reproduzi aqui, me aventurei novamente nas páginas deste satírico romance.
Fica evidente a relação de sua obra com a ex-União Soviética, e a sua crítica ao "paraíso comunista" proposto pela Rússia de Stalin, que claramente traíra os princípios da Revolução Russa de 1917. Contudo, não tenho ilusões de que a minha observação sobre a obra de Orwell não passa de mera obviedade.
Ocorre que, agora numa leitura mas atenta e atual percebe-se evidente a atualidade de sua consagrada obra, principalmente à nós brasileiros, pois os "porcos" em questão se assemelham de forma gritante aos "petistas", principalmente quando ouvimos de um dos seus mais ilustres representantes, o agora Ministro, Senador e na época candidato ao Governo do Estado de São Paulo, Aloísio Mercadante, de que o PT teria cansado de deixar a direita governar, como quem diz que para finalmente chegar ao poder o PT decidira fazer o que fosse necessário, inclusive trair os seus princípios, numa clara alusão ao axioma de que os fins justificam os meios.
Ora, assim como no livro quando já em seu final os outros bichos tentavam entender o que de diferente havia na cara dos porcos, muitos tentam entender o que de diferente há nos petistas, pois evidentemente estão muito diferentes do que eram antes de chegar ao poder, assim como os porcos. E lá na obra de Orwell os outros bichos ao verem porcos e homens discutindo aos brados, com violência e ódio, por mera futilidade, concluíram pelo que, apesar de estar à sua frente, até então não percebiam, "já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco", e, assim lhes digo, olhem bem, pois está tão claro que as vezes não se percebe, já se tornara impossível distinguir quem são petistas e psdbistas, pois ao final já são todos porcos.

Nenhum comentário: