sábado, 14 de abril de 2012

Redução De Juros Da Caixa e Banco Do Brasil Beneficia "Poucos".


Fonte: site da Folha de São Paulo

Redução de juros da Caixa e BB beneficia 'poucos', diz ProTeste

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) encaminha ao governo na segunda-feira documento em que mostra que a redução de juros anunciada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil beneficia "poucos" e não está disponível para a maioria dos consumidores, informa reportagem de Claudia Rolli publicada na edição deste sábado da Folha.
Em visita a agências dos dois bancos em São Paulo e no Rio, pesquisadores constataram que as taxas menores só podem ser conseguidas se os consumidores forem correntistas, além de estarem sujeitos à análise de crédito.
"O fato é que consumidor não consegue se beneficiar do corte de taxas das principais linhas de crédito nos patamares anunciados, como mostram propagandas. É preciso ter cautela antes de sair trocando de banco", afirma a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste e colunista da Folha.
O documento será entregue ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, à Casa Civil e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Para verificar se os juros anunciados estavam em prática, os pesquisadores simularam algumas situações.

Outro lado

Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil informam que a redução de juros vale para "todos os clientes" e que a maior redução é válida para quem tem conta-salário.
Em tabelas enviadas à reportagem, a Caixa mostra que alterou todas as taxas na concessão de crédito para clientes com ou sem salário no banco e que a redução chegou a até 49%.
Segundo o Banco do Brasil, a redução de juros beneficia 44 milhões com salários no banco, que podem aderir aos novos pacotes, além de 24,7 milhões de beneficiários do INSS e outros 55 milhões de clientes pessoas físicas.
"Em relação a divergências no atendimento, o BB relaciona as ocorrências apontadas [pela ProTeste] como decorrentes da recente implantação do programa e do aumento do movimento de clientes em nossas agências registrado nos últimos dias", diz. Segundo o banco, não é preciso ter conta há três meses para obter crédito.

Nenhum comentário: