sábado, 4 de outubro de 2014

Apreensão Histórica de Entorpecentes no Bairro do Itatinga em São Sebastião


MINHA EQUIPE DE INVESTIGADORES DO 1° D.P. DE SÃO SEBASTIÃO EM AÇÃO, COM O APOIO DO GARRA.

04/10/2014 - POLÍCIA

Depois de tiroteio, 169 quilos de drogas são apreendidos no Itatinga

O Setor de Investigações avalia que foi um ‘tombo’ de cerca de R$ 1 milhão para o narcotráfico da região e que mesmo com o imprevisto conseguiu atingir um dos objetivos da Operação
Jessyca Biazini

São Sebastião – Pouco depois do tiroteio que terminou com um policial e um morador baleados na última quinta-feira, 169 quilos de drogas foram apreendidos em Operação da Polícia Civil. O flagrante aconteceu no bairro Itatinga, na região central da cidade, em uma casa da Rua Tereza Rodrigues da Silva, próximo ao mirante, quando as equipes encontraram as porções de crack e de cocaína em um cômodo. O casal que mora no local foi detido.

Ao todo, os 169 quilos estavam distribuídos em 3,2 mil pinos de cocaína, 8.640 papelotes de cocaína, 10.760 pedras de crack, diversos tijolos com os entorpecentes prensados e cinco litros de lança-perfume. Segundo os policiais, as drogas estavam armazenadas em sacos plásticos pretos (geralmente usados para colocar lixo) e caixas de papelão em um cômodo trancado que os moradores do local informavam não possuir a chave.

A operação, realizada pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) do 1º DP com o apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), pretendia localizar os “chefões” do tráfico na área, bem como encontrar os pontos de armazenagem das drogas. Segundo Erick Garcia, chefe do SIG, os policiais foram recebidos na casa, onde estavam várias crianças, por volta das 16h pela mulher S.C.R.C., 28 anos.

De acordo com Garcia, assim que entraram na casa a mulher e as crianças demostraram um nervosismo descontrolado, porém, nas buscas iniciais nada de ilícito foi encontrado. S. teria informado que pagava aluguel e que a chave estava com o proprietário do imóvel. Em seguida, o marido dela, E.R.F., 33 anos, chegou ao local e teria confirmado a história da esposa.

Com a atitude suspeita do casal os policiais continuaram questionando e, segundo os investigadores, E. teria confessado que armazenava drogas no local e abriu a porta do cômodo. “Era um espaço exclusivo para isso. Ele deve ser alguém de confiança dos ‘chefões’ para armazenar uma carga de cerca de R$ 1 milhão. Foi um golpe duro para o narcotráfico da região. Nós já prendemos o ‘Vandinho’ que falam que era o segundo dos mais fortes no comando, agora vamos atrás do primeiro e contamos com o apoio da população”, ressalta Garcia.

Os policiais chegaram ao ponto de armazenagem das drogas depois de avaliar o que poderia ter motivado o tiroteio. “Já estávamos desde cedo em 13 policiais espalhados pela área. Os dois que foram surpreendidos pelos tiros tinham acabado de abordar esses criminosos no Mirante. Assim que saíram do local, foram seguidos por eles e depois que se iniciou o confronto. Isso nos fez pensar o porquê eles agiram daquela maneira”, conta Garcia.

“Na hora do tiroteio priorizamos socorrer o policial ferido e capturar os bandidos. Mas depois que a ‘poeira’ baixou começamos a investigar a motivação do confronto e concluímos que estávamos perto do nosso alvo. Também recebemos diversas denúncias que apontavam que os bandidos estavam naquela área do Mirante”, completa o chefe de investigação.

O casal e os entorpecentes foram levados à delegacia, onde S. e E. foram ouvidos pelo delegado de plantão e autuados em flagrante por tráfico de drogas e permaneceram à disposição da justiça. As crianças foram entregues aos avós maternos.

Tiroteio

O tiroteio teve início por volta das 5h30 quando o os criminosos perceberam a ação e atiraram contra uma viatura descaracterizada que estava com dois investigadores do Garra. O policial, S.C., 45 anos, foi atingido no tórax e precisou ser levado ao pronto-socorro, bem como o morador L.L.M.A., 47 anos, que foi baleado no abdômen, quando a viatura passava pela Rua Júlio Prestes.

Segundo o SIG, na hora dos disparos os outros policiais foram acionados e os atiradores fugiram para o matagal. Porém, os dois ficaram cara a cara com os bandidos e conseguiram identificar um deles pela fisionomia. “Ele é conhecido como ‘Paraíba’ e estaria envolvido com o tráfico de drogas na região”, explica Garcia.

Diversos carros, lixeiras, postes da rua foram atingidos pelos tiros e durante todo o dia, a área ficou cercada pela polícia que revistou diversos veículos e pessoas em busca de suspeitos e de drogas.

A polícia pede que, caso a população queira ajudar, pode entrar em contato pelo Disk Denúncia 181 ou 3892-1363. Não há necessidade de se identificar.

Nenhum comentário: