quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Caro Amigo Da Polícia Militar"


Fonte: site iG

Após críticas, PM envia e-mails para explicar ação no Pinheirinho
Mensagens foram enviadas em forma de newsletter e mostram, de maneira didática, como ocorreu a ação de reintegração de posse
Fernanda Simas, iG São Paulo | 26/01/2012 17:22


Depois de diversas críticas recebidas por conta da ação de reintegração de posse no Pinheirinho, em São José dos Campos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza estratégia de comunicação para explicar sua versão.
E-mails enviados em forma de newsletter mostram os passos jurídicos que levaram à reintegração e como foi realizada a ação policial. A PM informou que enviou e-mails para pessoas já cadastradas em mailling. No entanto, um contador de São Paulo afirmou que recebeu o e-mail mas nunca se cadastrou no mailling da PM.
O e-mail enviado a diversos paulistanos começa com "caro amigo da Polícia Militar". No texto, a PM afirma que foi requisitada para apoiar a Justiça Estadual na reintegração e que planejou a ação por dois meses e meio, além de comunicar todos os envolvidos “por meio de ampla divulgação com uso de panfletos lançados de aeronave, comunicados à imprensa, além de contato direto estabelecido pelos policiais militares junto aos moradores”.
A corporação foi criticada por integrantes do Executivo e do Judiciário. O secretário de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência, Paulo Maldos, ficou indignado com ação. Ele foi atingido por tiros de borracha disparados pela tropa de choque. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos, Aristeu César Pinto Neto, considerou a ação violenta e disse que houve mortes, inclusive de crianças.
No primeiro dia da reintegração, o presidente do Conselho Federal da OAB escreveu em seu twitter: "O que está acontecendo em Pinheirinho é muito grave. É desobediência à ordem judicial. OAB-SP e OAB nacional estão agindo".
O e-mail enviado nega que a PM tenha agido com violência e afirma ação ocorreu com “utilização exclusiva de técnicas não letais visando a preservação da integridade física da comunidade, bem como dos oficiais de Justiça”.
A corporação explica que vai investigar qualquer conduta inadequada de policiais e que a ação ocorreu “sempre dentro da legalidade e com respeito incondicional aos direitos humanos e às pessoas”.
A PM elaborou uma arte didática para explicar ao leitor a situação do Pinheirinho antes, durante e depois da ação da polícia.

Resultados

No comunicado enviado, a PM informa que 32 pessoas foram detidas por resistências, desordem e danos ao patrimônio público, nove pessoas foram presas, sendo três foragidas da Justiça, duas armas e três bombas caseiras foram apreendidas.
Para a corporação, os resultados da ação comprovam a preocupação anterior com “preparativos para o enfrentamento observado por alguns moradores, exibindo pontaletes, barricadas de madeiras e pneus, tudo para resistir à ordem judicial”.

Nenhum comentário: