quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Quem Servem Os Nossos Governantes?


É muito interessante a condição dos governantes em nosso país, fazem de tudo, como é óbvio, para se elegerem, disputam o nosso voto com um afinco contagiante, se mostram dispostos à tudo, até mesmo ao trabalho (pelo menos durante a campanha), partem para o ataque dos seus adversários como verdadeiros gladiadores, e tudo isso para perceberem um salário que, invariavelmente, nem de longe cobre os custos de sua campanha.
Ai fica a questão, para que tudo isso? Alguém consegue conceber que "eles" passam por tudo isso com o único objetivo de nos servir? Será possível imaginar que todo esse esforço encontra justificativa na vontade "dessa gente" em nos prestar os seus serviços?
Ora, a resposta me parece muito simples, é lógico que não. Então o porquê de tanto empenho, vontade e investimento?
Mais uma vez a obviedade da resposta me ruboriza, pois é evidente que se esforçam tanto para servir alguém que não o povo, do povo só querem o voto, e à este só oferecem migalhas.
Os governantes eleitos se servem do povo para servir à elite, àqueles que detêm o dinheiro, tais como os banqueiros e os grandes empresários. E isto fica claro quando os governantes correm em socorro aos donos de banco a menor oscilação da economia, ou então quando impõe o aumento do imposto (I.P.I.) aos veículos importados, quando esse "ameaçam" a hegemonia das montadoras nacionais.
Entenderia muito bem a posição do governo em aumentar o I.P.I., para os veículos importados, caso houvesse uma situação desfavorável às empresas nacionais, pois seria de se esperar que esses pudessem se socorrer de uma ação governamental para um equilíbrio de forças, contudo, não é esse o caso, pois já é de notório conhecimento que os veículos produzidos aqui são caros por motivos outros além dos tributos, então seria de se esperar que a situação fosse bem outra, e, quando a Presidente Dilma fosse confrontada, como certamente foi, pelas grandes montadoras como a Volkswagen, Fiat, GM e Ford, ela deveria ter se posicionado de forma a obrigar essas mesmas empresas a reduzirem os seus valores, e não como fez, saindo mais uma vez em defesa deles e punindo o povo.
E assim, reiteradamente, as ações dos nossos governantes demonstram a quem eles servem, e para àqueles que não se deram conta, não é a nós.

Nenhum comentário: