sexta-feira, 29 de julho de 2011

Apagão Novo, Velhos Problemas!


Mais uma vez a população de São Paulo fora vítima de um mal que vem se tornando comum, não só em nosso estado, o apagão ou blackout.
A história é sempre a mesma, ocorre o apagão ou blackout, uma grande parte da população é afetada, muitos acabam por ter prejuízos pelo acontecimento, e as operadoras, como a Eletropaulo, não são responsabilizadas, quando muito acabam por receber uma multa que, além de ter um valor irrisório diante da magnitude do evento, invariavelmente sequer a pagam.
Ai ficam algumas perguntas no ar, para que servem as Agências Reguladoras, no caso da energia elétrica a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica? E aonde fica a responsabilidade dos governantes, do Governo do Estado que fica assistindo à tudo de forma impassível? E do Governo Federal que além de nada fazer para fiscalizar tais acontecimentos, ainda transformaram tais agências em antros de barganha política?
E assim fica, empresas como a Eletropaulo lucram cada dia mais, nos vendendo a preço de ouro uma energia que em nada investiram quando à adquiriram, e quase nada investem para mantê-la, pois se do contrário fosse apagões seriam coisas do passado.
Por outro lado temos que, agências foram criadas para regularem as ações dessas mesmas empresas após privatizadas, e como órgãos reguladores deveriam fiscalizar e aplicarem as medidas cabíveis contra àquelas empresas que descumprissem com as suas obrigações, sempre buscando defender os interesses da população, contudo, na prática vemos que essas mesmas agências se tornaram um cabide de empregos custeado por nós, que nem de longe se prestam a cumprir as sua obrigações, e agora tornaram-se apenas e tão somente em órgãos com cargos à disposição do Governo Federal para beneficiarem os seus aliados. 
Pois é minha gente, para àqueles que ainda não entenderam como as coisas funcionam nesta República Tupiniquim, vale o seguinte, quem pode, pode, quem não pode, só se ... 

Nenhum comentário: