domingo, 3 de julho de 2011

Os Dois Pesos e Duas Medidas do Kassab.


Vejam as notícias a seguir, para depois fazermos uma reflexão sobre o assunto:

30/06/2011
Kassab só leva um sem-teto para abrigo
Folha de S.Paulo

Sob um frio que chegou a 8,6º C na região central, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) foi pessoalmente às ruas na noite de anteontem tentar convencer moradores de rua a se abrigarem nos albergues. Só convenceu um.Ele acompanhou o trabalho das equipes da assistência social que, todas as noites, circulam pelas ruas da cidade, principalmente no centro, abordando moradores de rua. Pouco antes da meia-noite, Kassab e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio (PMDB), conversaram com um grupo de sete pessoas que dormiam na região das ruas José Bonifácio e São Francisco.Segundo relato do próprio prefeito, em sua página no Twitter, apenas uma das pessoas aceitou a proposta e foi para um albergue no bairro do Canindé (centro).Assistentes sociais dizem que é comum os moradores de rua recusarem ir para albergues porque há regras nos abrigos.

03/07/2011
Kassab manda fichar mendigo na polícia
Artur Rodrigues do Agora


Uma nova política pública do prefeito Gilberto Kassab (PSD) prevê que moradores de rua sem identidade sejam levados, pela GCM (Guarda Civil Metropolitana), a delegacias para ser fichados, mesmo contra a vontade.
No "Diário Oficial" da Cidade, a justificativa para a ação é "aumentar a sensação de segurança da população, tendo em vista que algumas pessoas em situação de risco praticam delitos e crimes".A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) diz que a medida é ilegal (leia texto acima).

Viram só a atitude do "nobre" Prefeito, primeiro vai às ruas, numa clara tentativa de passar a imagem de uma pessoa solidária e preocupada com a situação daqueles que "habitam" as ruas, tanto que não se sentiu nenhum pouco constrangido em propagar o seu ato, contudo, como tudo que é falso acaba cedo ou tarde por ser desmascarado, durante a sua tentativa conseguira tão somente que um único morador de rua se abrigasse em um dos albergues municipais. 
A justificativa dos assistentes sociais para tão pífia aceitação foi a de que nos albergues há regras, e quanto à isso posso até acreditar que exista um fundo de verdade, mas é óbvio que esta é apenas uma das justificativas, e certamente a que mais agrada ao senhor Prefeito, contudo é fácil de se imaginar as condições que são oferecidas aos ditos moradores de rua nesses locais, e que deve se aproximar muito da visualização do inferno, e como se isso não fosse pouco tem ainda o fato de que uma das regras impostas pela Prefeitura é a permanência no local por um curto período, independente de quanto tempo essa pessoa abrigada esteja pelas ruas, e ainda tem outras causas que poderíamos apontar, mas que nos tomariam um tempo além do necessário para demonstrar o caráter do Sr. Kassab, e que deixarei para comentar noutra oportunidade.
Aí, passados algo em torno de quatro dias ele reaparece com a decisão de determinar, como uma nova política pública, que a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que moradores de rua sem identidade sejam levados a delegacia para serem "fichados", mesmo contra a sua vontade, e, para tanto busca justificar o seu ato na expectativa de aumentar a sensação de segurança da população.
Ora, entendo que a ninguém é dado o direito de viver pelas ruas, e portanto não se justificaria essa situação com base em alguma previsão legal, ainda mais quando é flagrante a condição de flagelo em que vivem, sob condições desumanas e aviltantes, fazendo uso de entorpecentes, álcool, cola, e para tanto submetendo-se a toda sorte de humilhações e abusos para manter o seu vício, mas deter alguém com o único objetivo de "fichá-lo", para quem sabe criar um cadastro de indigentes, é muita canalhice, própria de pessoas abjetas como o Prefeito.
Kassab, seja homem, tenha dignidade, tenha honra, se realmente se preocupa com a condição de indigência em que vivem as pessoas pelas ruas, os retirem das ruas, mesmo contra a sua vontade, mas lhes forneça condições de se abrigarem em um lugar digno, quando for o caso com toda a sua família, em condições de tratar os seus problemas de saúde, com acesso a serviços para a regularização de seus documentos, e, porque não, que tenha acesso a qualificação profissional para que consigam um emprego.
Pronto Prefeito, é assim que age um homem público de verdade, àquele que preocupado com o seu povo detecte o problema e não poupe esforços para solucioná-lo, e simplesmente "fichar" alguém, definitivamente, não é a atitude que se espera deste homem.

Nenhum comentário: