terça-feira, 7 de junho de 2011

E Viva o Brasil, o País Da Impunidade!


Vamos dar um viva ao Brasil àquele eterno país do futuro, àquele do povo acolhedor e feliz, àquele abençoado por Deus e bonito por natureza, e sem sombra de dúvidas o país da impunidade.
Impunidade que se faz presente a cada momento e com uma frequência cada vez maior, demonstrando que esse é um mal do qual não nos livraremos tão cedo, e um prova disso são as manchetes do dia de hoje que pincei dos jornais sem nenhum esforço:

Provas da Operação Satiagraha contra Daniel Dantas são anuladas

Câmara arquiva denúncias por quebra de decoro contra Netinho

Palocci pede demissão do cargo

Ora, alguém tem dúvidas sobra o caráter (mau-caráter) ou a responsabilidade de cada um dos personagens citados? Quem não sabe do quão culpados são cada um dos envolvidos? Daniel Dantas, Netinho de Paula ou Antonio Palocci, para qual deles qualquer dos senhores entregaria um cheque em branco ou confiaria qualquer um dos seus bens à sua guarda?
E se é esse o sentimento, porque nada lhes acontece? É simples a resposta, impunidade, sim, este ato tão nefasto e negativo para uma nação, ato esse capaz de reduzir uma nação a condição de uma republiqueta, ato que coloca o seu povo na condição de pessoas descrentes em tudo o que é sério, honesto e justo.
A impunidade afeta à todos sejam quem forem os envolvidos, os que saíram impunes deixam um sentimento de revolta naqueles que tentam agir de forma correta, mas quando estes são autoridades ou pessoas de notória importância social causam danos ainda maiores.
Sei que alguns dirão, "as provas contra Daniel Dantas foram irregulares", "contra Netinho nada fora provado" ou "Antonio Palocci dera todas as explicações na sua entrevista", e portanto não há que se considerar a impunidade nestes casos, pois sequer foram incriminados de forma definitiva.
Mas é ai que temos configurada a impunidade, pois aos mesmos que, por ventura, tentarem justificar os atos dos envolvidos nestes caso, eu pergunto, acreditam realmente que, se no lugar de qualquer um desses envolvidos famosos estivessem pessoas comuns como eu ou como qualquer cidadão pobre, o resultado seria o mesmo? O STJ teria considerado as provas obtidas como irregulares, como aconteceu contra o Daniel Dantas, banqueiro amigo de FHC e Lula? Teríamos sido absolvidos com tamanha rapidez das acusações de utilizar notas fiscais falsas para justificar os gastos do gabinete, como fora o Netinho de Paula? Ou que, pelo simples pedido de demissão estaríamos imunes à qualquer apuração em face do nosso enriquecimento vertiginoso em tão pouco tempo, como ocorrera com Antonio Palocci?
Por isso eu afirmo esses foram os três exemplos de impunidade neste país do dia de hoje, pois as falcatruas ocorrem por aqui de forma diária, e podem esperar que amanhã teremos um ou mais exemplos de novas e costumeiras impunidades.

Nenhum comentário: