sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nós Exigimos Escola Pública de Qualidade!



"A senhora quer que escola pública funcione como escola particular e não é assim", palavras atribuídas à diretora da escola estadual MMDC localizada no bairro da Moóca em São Paulo, segundo relato de uma mãe de aluna que ainda tivera de ouvir, quando reclamava da falta de professores, que deveria "procurar outra escola".
Segundo o site do jornal Agora, a afirmação foi feita durante reunião com a mãe de uma aluna do primeiro ano do ensino médio, que pediu transferência do colégio no mês passado. A conversa com a diretora, ocorrida no dia 13 de abril, foi gravada pela vendedora Josefa Rosélia Melo, 50 anos, por meio de um telefone celular.
Agora, não devemos nos iludir, pois por mais inoportuna e inconveniente que possa ter sido as palavras e a atitude dessa funcionária, ela tem toda razão, pois se não há professores para aplicar as aulas necessárias a culpa obviamente não é sua, mas do estado que sucateia como pode a educação, assim como faz com tudo que deveria servir ao povo, principalmente ao povo humilde, e se não há professores os motivos são sabidos por todos nós, péssimos salários, péssimas condições de trabalho, e assim por diante.
E ai o que faz o governador e o seu secretário de educação, coloca mais professores para suprir a falta? Melhora o nível do serviço (educação) prestado? Não, não mesmo, simplesmente afasta a referida funcionária sob a alegação de que, "por não concordar com a postura da funcionária, a Coordenadoria de Ensino da Capital e Grande SP afastou a diretora de suas funções e instaurou uma apuração preliminar para averiguar o procedimento adotado durante a reclamação da vendedora Josefa Rosélia de Melo, 50 anos", como que querendo dizer que agora todos os problemas foram solucionados, pronto, para o estado e a tucanada o problema da péssima educação era a existência daquela diretora, todo o mal emanava da mesma, e com o seu afastamento tudo se resolveu, ora minha gente tenha paciência, como sempre a corda arrebentou para o lado mais fraco.
Quanto ao questionamento da, agora, ex-diretora, que pecou por ser extremamente sincera, de que, se a reclamante queria que a escola pública funcionasse com a escola particular, respondo eu pela Srª Josefa, sim, queremos, ou melhor exigimos, pois o único empecilho para que isto ocorra é a má vontade e má fé dos nossos governantes, já que dinheiro tem, e muito, agora o que não há é boa vontade, àquele desejo de querer fazer, já que sabidamente lucram muito mais com a atual situação.
Ora raciocinemos um pouco para variar, por que iriam nos dar uma educação de qualidade, se sabedores que são do quanto deixarão de lucrar, pois não haveria mais sentido de pagar mensalidades em uma escola particular e assim muitos dos políticos que são os proprietários de tais instituições, ou tem "amigos" como seus proprietários ou apenas fazem o maldito "lobby" para a associação que os representa, deixariam de receber verdadeiras fortunas, sem contar que um povo educado sabe votar, o mesmo acontecendo com a segurança pública, já que esta, tendo a qualidade necessária, faria ruir as empresas de segurança privada que estão nas mãos das mesmas pessoas já citadas, e assim ocorre também na saúde, e tudo o mais que beneficiaria o povo.
Por isso, reforço a resposta, mas direcionada ao nosso Geraldo Picolé de Chuchu Alckmin, o verdadeiro destinatário, nós exigimos uma educação de qualidade, e não igual à particular mas superior, pois a educação deve ser monopólio do estado, o que certamente daria um fim à disparidade existente entre o público e o privado.
Agora infeliz da sincera diretora da escola MMDC, pois falou aquilo que todos sabem, e que hipócritamente é desconhecido pela população e pelo estado, que fazendo a sua parte como safados que são, saem com a seguinte nota emitida pela Secretaria de Estado da Educação, "declarações equivocadas da diretora sobre a qualidade do ensino público não é validada pelo governo".
Quanta safadeza não? Seria hilário se não fosse trágico, a tucanda emite uma nota afirmando que, tudo o que fora dito pela diretora não é "validado" pelo governo, pois se não é "validado" por que faltam professores? Por que os alunos saem das escolas estaduais praticamente analfabetos? Esta nota da Secretaria deveria entrar para o rol das bizarrices do programa "acredite se quiser".

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria interessante perguntar ao governador Geraldo Alckmin ou a qualquer de seus assessores se teriam coragem de matricular um de seus filhos em qualquer escola pública estadual de SP.

É obvio que esse governador e seu partido que está há tantos anos no poder não estão nem um pouquinho preocupados com a situação do ensino público em SP. Querem que as crianças e adolescentes se danem !!!