segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cadê o Povo Solidário?

Antes de qualquer coisa quero aqui fazer a ressalva quanto a localização dos acontecimentos que a seguir exporei, pois é óbvio que o município do Rio de Janeiro é uma coisa, e que os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo são outros.
Quero chegar na análise da questão sobre os acontecimentos decorrentes das chuvas nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo e traçar uma relação com os acontecimentos no galpão das escolas de samba do município do Rio de Janeiro, a denominada Cidade do Samba.
O que vemos é de um disparate e falta de bom senso incrível, pois nem bem a população das cidades atingidas pela inundação conseguiram recomeçar as suas vidas e as pessoas já começavam a se preparar para o Carnaval, ou seja, os seus vizinhos ainda choram os mortos e ao lado se prepara uma festa, como pode tamanha falta de solidariedade?
Posso entender que para esta festa, que não pertence ao povo a muitos e muitos anos, são empregados recursos que visam atrair o maior número de turistas possível, e com isso conseguir dividendos financeiros através da venda da imagem da cidade do Rio de Janeiro para o resto do mundo.
Agora esta é uma festa que ocorre todo ano, e não vejo como uma breve interrupção em respeito à parte da população que atravessa um momento tão difícil iria prejudicar a imagem de uma cidade que tem como maior vitrine a violência urbana, sem contar o fato de que muitas destas escolas, senão todas, são administradas por pessoas nada respeitáveis, para não dizer contraventores e criminososos.
Mas nem bem o fogo fora debelado pelo corpo de bombeiros e já entra em cena o Prefeito do Rio de Janeiro, Sr. EduardoPaes, propondo o aporte financeiro por parte do poder público para auxílio às escolas de samba, ora, faça-me o favor, dinheiro público para salvar o carnaval já não seria o correto, mas seguindo alguns critérios e com o objetivo claro de fomentar o turismo, até pode ser, mas num momento em que outros municípios vizinhos passam por tantas dificuldades, isto só pode ser brincadeira.
Deixem que as escolas em comum acordo com a sua liga definam o que será do carnaval 2011, elas que se auxiliem e num esforço concentrado façam o melhor carnaval possível, decidam sobre a pontuação, sobre o rebaixamento ou não, e tudo o mais.
Agora se o povo brasileiro é tão solidário quanto dizem, e disso eu duvido, que não admitam o socorro às vítimas do carnaval e socorram as vítimas das inundações, estas sim necessitadas de alimentos, moradia, roupas, educação, etc, e não de alegorias e adereços.

Nenhum comentário: