sábado, 19 de fevereiro de 2011

Educação Para Quê?

Que a nossa rede pública de ensino, assim como tudo que é público e destinado as classes mais humildes da sociedade, como a saúde, a segurança, o transporte, é uma porcaria, não gera espanto em ninguém (infelizmente!), mas saber que em torno de 17% dos professores da rede pública não contam com a formação suficiente para exercer a profissão e, portanto, estão em situação irregular, é revoltante.
Revoltante porque, mais uma vez, deixa transparecer o descaso dos políticos com a sua população mais carente, uma vez que é para esta que são destinados os serviços públicos em regra, já que àquele que dispõe de um pouco mais de recursos financeiros abre mão do que é público, embora arque com o seus custos, e se socorre dos serviços privados, nem sempre de boa qualidade.
É lógico que estou aqui comentando sobre os cidadãos mais humildes e, quando muito, de classe média, pois aqueles da classe em que se encontram os mais afortunados não devemos nem perder o nosso tempo, primeiro porque dos serviços prestados à população são poucos os que lhe interessam, e, segundo, quando necessitam obrigatoriamente de algum dos serviços públicos, são tratados de forma diferenciada sem ter que sofrer o desgaste destinados à plebe.
Portanto, restrinjo-me àqueles que, no caso específico, que originara o presente comentário,  não tem outra alternativa senão matricular o seu filho na rede pública de ensino, e agora se não bastasse tudo que de alguma forma contribui para a péssima situação da educação pública, como os baixos salários dos profissionais envolvidos, as terríveis condições de trabalho, o próprio aspecto físico dos prédios escolares que por si só já desestimulam tanto os docentes como os estudantes, mais uma vez, a falta de segurança, tem que conviver com a notícia do despreparo técnico profissional de quase 20 % dos professores, ou seja, quase 1 em 5 professores não tem o estudo suficiente e necessário para a prestação dos seus serviços, e como não podia deixar de ser, uma situação lastimável como esta deve contar com a conivência dos administradores públicos já que são eles os responsáveis pela seleção e recrutamento de tais profissionais.
E, ai alguém pode perguntar, por que isto ocorre? E a resposta é simples, educação para que? Para a população aprender a votar?

Nenhum comentário: