terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Banco do Brasil? Sim. Dos Brasileiros? Não.

Pelo site do estadão, vejo hoje que o Banco do Brasil anunciará a aquisição de um banco norte-americano localizado na costa leste daquele país, até aí tudo bem, pois nada mais interessante para o nosso país que um banco nacional adquira um outro banco localizado no exterior, seria a demonstração de força da nossa economia. Agora o que eu questiono é que o banco nacional não é privado, e mais uma vez o que vemos é que uma empresa com participação de capital do governo, ou seja, com o nosso dinheiro passe a investir no exterior e por lá crie novas vagas de emprego.
Tal como à muito ocorre com a "nossa" Petrobrás, onde o governo instala novas filiais por boa parte da América do Sul, gerando empregos em países como a Bolívia por exemplo, passaremos agora a seguir o mesmo rumo com o Banco do Brasil.
Vale lembrar que num país com o alto índice de analfabetismo que temos, em virtude da péssima política educacional, muito em virtude do pouco investimento, da péssima qualidade da segurança pública, da saúde, da falta de saneamento básico em muitas de nossas cidades, isso só para citar os pontos mais importantes, já seria o suficiente para se questionar a necessidade do Brasil em manter um banco ou uma empresa petrolífera, agora expandir tais empresas ao exterior e por lá gerar riqueza e empregos, ao menos para mim é extrapolar o limite do absurdo.
Não sou totalmente contra o fato de um país fomentar a criação de empresas que, para mim, deveriam estar restritas ao capital da iniciativa privada, desde que se apresente uma justificativa razoável para tal, o que não aceito é que um país como o nosso onde ainda há muito que se fazer no campo da educação, saúde, segurança pública, transportes públicos, saneamento básico, empregos e etc, venha se imiscuir em tais áreas.
Agora não sei o que leva as nossas autoridades a tomarem estas atitudes, não sei se é por incompetência, por ignorância ou por conveniência.
E antes que alguém com espírito "nacionalista" se apresente e argumente, com aqueles velhos clichês, que "O petróleo é nosso" ou "Banco do Brasil o banco da nossa gente", eu acredito que não preciso lembrar aos mesmos o quanto cada um de nós paga pelo litro de gasolina ou em tarifas bancárias, em cada uma de "nossas empresas".  

Nenhum comentário: