sexta-feira, 6 de maio de 2011

Deu a Louca No Alckmin!

Ora, imagem de bom moço, bate no peito garantindo ser de uma honestidade acima da média (acreditem se quiser) e ainda democrata, como sempre faz questão de se posicionar, principalmente em período eleitoral, este é o nosso Governador Geraldo Picolé de Chuchu Alckmin.
Ma não é que agora resolveu dar "pití", ter uma crise histérica, e tudo em virtude do recém-criado partido do Kassab, o PSD.
Parece que a seqüência de desfiliações, tanto do DEM como do PSDB, em favor do PSD, enfraquecendo cada dia mais a base do seu governo, ao mesmo tempo que se cria e fortalece uma nova oposição às suas aspirações futuras, tem deixado o nosso governador à beira de um ataque de nervos.
Mas isso me soa contraditório, uma vez que sendo ele um político democrata não poderia buscar na retaliação a sua resposta à debandada da sua base de apoio, ainda mais quando a retaliação busca repercutir no povo interessado nos serviços que podem deixar de serem prestados, nos municípios onde o seu Prefeito se filiar ao PSD.
Ele, como democrata que diz ser, deveria saber mais do que qualquer um, já que também faz parte da classe, que político é tão volúvel quanto uma prostituta, inclusive se vendendo como tal àquele partido que lhe oferecer mais por menos. 
Portanto, como Governador deve por os interesses dos cidadãos acima de qualquer sentimento particular de frustração, e tratar com os dissidentes sem que prejudique a população.
Mas pelo que parece a sua máscara cai mais uma vez, e agora, novamente, ele deixa claro qual o seu verdadeiro interesse e no que ele dá real importância, e de novo não é a população do Estado de São Paulo, principalmente os mais humildes.
Digo isso com base na notícia da folha que diz: 
O governador Geraldo Alckmin resolveu jogar pesado para evitar a debandada de prefeitos do interior para o PSD do prefeito Gilberto Kassab.
Diante da possibilidade de o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, muito próximo a Kassab, trocar o DEM pelo novo partido, Alckmin ameaçou cancelar a instalação de uma unidade do Poupatempo na cidade. Investimento idêntico foi anunciado na vizinha Suzano. Como o prefeito dá sinais de recuar na decisão de acompanhar Kassab, aliados de Alckmin têm dito que o Poupatempo de Mogi será mantido.
Outra que recebeu recados para que não trocasse o DEM pelo PSD foi a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Veras. Auxiliares do governador fizeram chegar à prefeita que, caso ela aderisse à nova legenda, Ribeirão deixaria de receber uma nova Etec, escola técnica estadual --que, nesse caso, iria para Franca ou Barretos, cidades próximas.
A pressão parece ter surtido efeito: Dárcy e Alckmin viajaram juntos de Ribeirão a São Paulo na última segunda, para que ela participasse da solenidade de posse de Rodrigo Garcia, do DEM, na Secretaria de Desenvolvimento Social. Vários prefeitos também compareceram à cerimônia.
Diante da pressão, deve ser mais baixo que o previsto inicialmente o número de prefeitos na fundação da nova legenda.
É interessante tal situação, quando um ato como este é praticado por alguém importante, rico, influente ou político ele se configura como "pressão", mas se acaso fosse praticado por um cidadão comum, humilde e pobre, certamente se encontraria alguma tipificação no Código Penal. 

Nenhum comentário: