sexta-feira, 13 de maio de 2011

À Petrobrás o Lucro, Ao Povo o Custo!

É notícia na imprensa no dia de hoje o fabuloso lucro da Petrobrás, lucro esse que supera o já obtido no ano de 2010, e muito provavelmente ao alcançado em 2009, 2008, 2007 e assim por anos a fio. Foram 10,985 bilhões só no primeiro trimestre deste ano, alta de 42% em relação aos R$ 7,726 bilhões do mesmo período de 2010.
Sim, pois a Petrobrás a muito deixou para trás a sua vocação de empresa estatal voltada para o fomento e a regulação do petróleo e de seus derivados em solo brasileiro, sendo que o seu maior encargo seria o de nos dar a auto-suficiência de um produto que ainda hoje movimenta as economias mais pujantes e desenvolvidas do mundo.
Quanto ao seu objetivo mais premente e importante, a auto-suficiência, parece tê-lo alcançado a algum tempo, contudo se esquecendo de sua natureza estatal, e portanto o fato de não necessitar de lucro para existir, ou ainda muito pelo contrário, onde não poderia em momento algum privilegiar o lucro como uma empresa privada que não é.
A Petrobrás só encontra razão de existir se a sua estrutura estiver voltada a satisfazer o povo que a mantém, pois este é o seu verdadeiro dono, ainda mais agora que não dependemos da importação do petróleo para o nosso desenvolvimento.
Por muitos e longos anos esta empresa dependera exclusivamente do nosso dinheiro para existir e manter-se, e agora na hora em distribuir dividendos o faz para os seus acionistas já que agora é uma empresa de capital aberto, o que é mais uma das suas aberrações, pois após anos dependendo do dinheiro de todo o povo, resolvera privilegiar alguns que vislumbraram a oportunidade de investir o seu capital numa empresa consolidada no mercado pelo monopólio e pelo nosso dinheiro.
Ora é assim que é, no início, durante as trevas a Petrobrás era de todos, já que todos tinham que contribuir, ao destacar-se porém como empresa forte e estabelecida, inclusive tornando-se multi-nacional, decidira colocar ações em bolsa e assim dividir o seu patrimônio à privilegiados que podiam investir numa empresa sem correr grandes riscos.
E o povo afinal, já que como sempre disseram o petróleo é nosso? E se o petróleo é nosso a empresa que custeamos também deveria ser, e se afinal a Petrobrás é nossa, cadê os nossos dividendos?
Os nossos dividendos, o nosso lucro, a parte que nos cabe eu lhes digo, é pagar por um litro de gasolina o que se gasta para encher um tanque de combustível na Venezuela, que como nós também mantém uma empresa estatal no ramo petrolífero.
Portanto, antes de bradar que o petróleo é nosso, e de se posicionar contrariamente à qualquer possibilidade de privatização da Petrobrás, sugiro que passe num posto de combustível e peça ao frentista que complete ou encha o tanque com a "nossa" gasolina, e ao ser informado do valor a pagar reflita sobre as suas posições quanto ao assunto, e se ainda assim mantiver-se firme em suas convicções nacionalistas sugiro que procura um psiquiatra ou assuma de uma vez por todas a sua personalidade de trouxa.

Nenhum comentário: