sábado, 19 de março de 2011

Parabéns aos Senhores Delegados!

"Tanto fez o moço que foi prá panela", poderia assim me referir à classe dos senhores Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, pois estes do alto de sua autoridade fazem da Polícia Civil uma instituição fragmentada em dois pólos distintos, de um lado toda a arrogância e empáfia das digníssimas autoridades policiais, "eles", e do outro todas as outras carreiras, "o resto".
"Eles" há muito deixaram de pensar na instituição, fazendo da Polícia Civil de São Paulo o seu quintal, um lugar em que só "eles" tem direitos, tudo deve girar em torno deles, em tudo tem que ser os primeiros, as armas, primeiro para as autoridades, vagas na garagem, primeiro para "eles", vagas para professor na Academia de Polícia, em primeiro lugar "eles", e, "o resto", ah! "o resto", para estes apenas os restos.
E assim, nesta ânsia desenfreada de demonstrar todo o seu poder contra "o resto", foram sucessiva e humilhadamente perdendo poderes, perderam a expedição do porte de arma, o mandado de busca e apreensão, o Detran, a polícia cientifica e agora o boletim de ocorrência, onde foram equiparados aos Capitães da Polícia Militar, e olha que ainda é muito, pois eu via a possibilidade de os equipararem quando muito aos Tenentes.
Mas está ai o que os senhores queriam, estão agora colhendo o que plantaram, e rezem para não perder o inquérito policial, pois ai os senhores não terão função alguma para exercitarem todo o poder que acreditam ter, mas que conseguem muito mal exercê-lo sobre "o resto", pois além deles não encontram respeito em nenhum outro segmento da sociedade, e nem mesmo os criminosos os temem tanto.
Não preciso dizer que para toda regra sempre há exceções, e, aqui não seria diferente, me reporto assim, diretamente àqueles Delegados que se acham os únicos policiais da instituição, mas que investigam os mais variados casos sem sequer tirar a bunda da sua cadeira e que se sentiram ofendidos quando lhes fora retirado (e já era passada a hora) o elevador privativo que existia no prédio do Palácio da Polícia, Delegados de uma pequenez de pensamento que estão nos levando à nossa "falência" moral e que certamente terão a maior parte da responsabilidade pela extinção de nossa instituição, pois ao que tudo indica, de uma forma ou de outra, passaremos a ser subordinados às "autoridades policiais" da Polícia Militar.
Mais uma vez, parabéns aos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, e muito obrigado, por nada!

Um comentário:

EDISON disse...

A situação caótica em que se encontra atualmente a Polícia Civil do Estado de São Paulo foi sendo construida ao longo de anos, tendo como base o descaso dos últimos governos estaduais e o egocentrismo dos delegados (é claro que há excessões) que normalmente não pensam na instituição como um todo, olhando apenas para seu próprio umbigo, como se dependesse somente deles o bom andamento das atividades da corporação. Esquecem-se que todos estão no mesmo barco. Agem de maneira irresponsável e arrogante e menosprezam a sapiência e experiência de seus subordinados.

Lamentável!