sexta-feira, 11 de março de 2011

O Que É Política?

Creio que ao visitarem este "Blog" muitos devem questionar sobre o seu conteúdo, que é essencialmente a política, pois para tantos este assunto não é nada agradável.
Quem nunca ouviu alguém se referir a política como algo de que não gosta (não gosto de política!), ou então ouvira a expressão de que "futebol, religião e política não se discute".
Ora, como pode ser isso? Alguém dizer que não gosta de política, não é que isto não possa ser dito o problema é saber o que isto realmente significa, e digo isto por um motivo muito simples, como alguém pode não gostar de algo em que se vê envolvida diariamente, que pratica desde os seus primeiros passos, já que quando ainda bebê chora ao não ter os seus anseios alcançados, exercendo assim uma negociação ferrenha com os adultos, melhor exemplo de ação política não pode haver, o que temos que definir então é o que as pessoas entendem por política.
É de se entender as reações das pessoas, já que em nosso país o termo política está intimamente ligado à tudo que é de ruim no ser humano, pois sob o manto de tão nobre arte se escondem lobos em pele de cordeiro, deturpando o real significado do termo.
Como disse Aristóteles "O homem é um animal político", e assim sendo a política é de sua essência, nós a praticamos a todo instante, e a sua prática é o que nos faz crescer como ser humano.
Política não se discute?! É claro que se discute, com respeito às ideias e pensamentos alheios, mas se discute sim, o que temos que ter em mente é a que tipo de política nos referimos, e falo da arte de negociar a cada dia de nossas vidas tentando com isso encontrar um bom termo para todos, pois a real política nos leva a contentar à todos, enquanto a política praticada pelos nossos profissionais do ramo contemplam apenas uma ínfima parcela da população.
Então é por isso que me atenho tão arduamente ao tema, haja visto que proporcionalmente ele é o que mais tempo ocupa em nossas vidas, e certamente a política tem uma importância que nenhum outro tema teve ou jamais terá para o ser humano. 
Sendo assim, reflitam sobre o que é política, e ao chegarem à mesma conclusão que cheguei participem mais, e vamos, de uma vez por todas, banir do cenário político os seus profissionais que fazem uso dos seus cargos apenas para legislarem em causa própria, esquecendo do real significado da arte, se é que em algum momento tinham ciência do mesmo.

Um comentário:

EDISON disse...

Não existe expressão mais recheada de ignorância do que dizer: "Não gosto de política." E o mais incrível é que tal expressão geralmente vem acompanhada de estranho orgulho. Política é como respirar, não se trata de gostar ou não; é necessário para a sobrevivência. Tudo que norteia nossas vidas depende de decisões políticas. O custo de vida, a acessibilidade à educação, saúde, alimentação, transportes, bens de consumo, habitação; a segurança, enfim, tudo que rege a vidas das pessoas em sociedade depende da política.
Se as pessoas em geral procurassem cada vez mais o conhecimento e consciência política, ao invés de dedicarem grande parte de seu precioso tempo dando audiência a novelas, reality shows, programas de fofocas sobre celebridades, etc., certamente não assistiríamos a tantos absurdos e atrocidades cotidianamente. Grande parte das pessoas desconhece as atribuições de instituições como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembléias Legislativas, Supremo Tribunal Federal, etc.
A ignorância política é uma das principais causas do flagelo social.