segunda-feira, 14 de março de 2011

Há Algo de Podre na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo!

Está claro que há algo de podre ocorrendo, e não estou bem ao certo se parte de alguma "banda" da polícia, já que até agora não entendi em que banda tocam tanto o nosso Governador Geraldo Picolé de Chuchu Alckmin quanto o Secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.
Ao término da eleição ao Governo do Estado ficava claro a ressureição política do Geraldo Alckmin, e sobretudo a derrocada de José Nosferatu Serra, e nada mais óbvio pensar que aqueles leais ao Serra não teriam vez num governo Alckmin.
Estava assim traçado o destino de vários dos servidores de primeiro escalão oriundos do Governo Serra, principalmente àqueles que ocupavam pastas de vital importância estratégica ao governo do estado.
Dentre as secretarias estratégicas encontrava-se a de Segurança Pública ocupada pelo Sr. Antonio Ferreira Pinto, homem forte de Serra, e que muitos já davam como certa a sua troca pelo ex-Secretário de Segurança Saulo de Castro Abreu Filho, este homem de confiança de Alckmin.
Mas ao cair do governo Aberto Goldman já se percebia que havia algo de estranho na pasta da Segurança, pois se iniciava o novo mandato de Alckmin sem que ocorresse a mudança cantada e decantada por tantos.
Muitos se assombraram ainda mais quando o Picolé de Chuchu acabara por confirmar a permanência do então Secretário de Segurança, houve quem afirmasse o temor político de um desgaste ao se afastar àquele que "em tese" ganhara notoriedade ao combater e investigar a "banda podre" da polícia. Houveram, inclusive, afirmações de que o Governador seria uma vítima de uma manobra arquitetada pelo próprio Secretário para que o seu possível afastamento fosse visto como uma vitória daqueles que não queriam  uma polícia séria e honesta, e aqui, convenhamos, não há como aceitar esta hipótese senão como uma fantasia tresloucada de quem não sabe o que dizer.
O Secretário confirmado escolhe para Delegado Geral de Polícia um Delegado da mais alta categoria, daqueles que como ele poucos existem, Dr. Marcos Carneiro Lima, um ponto favorável para Antonio Ferreira Pinto.
Contudo, passado pouco tempo, surge o caso da escrivã subjugada, humilhada, quase violentada e por final presa, ao melhor estilo da polícia nazista, "Gestapo", e o Sr. Secretário num primeiro momento apóia a então Delegada de Polícia Corregedora, que só vem a "cair" após a repercussão que o caso tivera na imprensa nacional e estrangeira, e com a sua queda, a cabeça do nobre Secretário permanece intacta.
Quando as coisas parecem tomar o rumo da tranquilidade, onde Governador e Secretário conseguem o seu objetivo de desvirtuar o assunto da escrivã, ao usar os delegadinhos envolvidos e a Diretora da Corregedoria como boi de piranha, eis que surge a notícia do uso indevido de dados do governo pelo Sr. Túlio Kahn.
Num primeiro instante tem-se a impressão de que o fato se restringisse ao C.A.P (Coordenadoria de Análise e Planejamento) do qual o Sr. Túlio Kahn era o responsável, e com o seu afastamento tudo estaria resolvido, mas novamente as coisas voltam a fervilhar na Secretaria de Segurança com a divulgação de um vídeo onde o titular da pasta aparece no Shopping Pátio Higienópolis entregando um envelope, de conteúdo desconhecido, ao repórter da Folha, Mário César Carvalho, e que segundo as notícias conteriam informações relacionadas as transgressões de Túlio Kahn.
Qual o objetivo do encontro? Se não era nada de errado, porque não ocorrera em seu gabinete?
Mas pelo que se viu a seguir, os absurdos na pasta parecem não ter fim, segundo consta, e conforme amplamente noticiado, "policiais" solicitaram o vídeo ao Shopping onde tudo ocorrera, mas de forma nada usual ou mesmo formal, e a reação do Secretário e do governo fora imediata na tentativa de localizarem os envolvidos na "aquisição" do vídeo.
Como resultado temos que, segundo a Folha e a revista Veja a solicitação do vídeo ao Shopping se dera para o uso do mesmo pela "banda podre" da polícia, e de alguma forma envolvem nomes de pessoas a muito na polícia.
Ora, se há uma banda podre na polícia quando se iniciará o seu desmantelamento? Quem são eles, nomeiem-se os bandoleiros? Valorize os policiais corretos para que estes não acabem por sucumbir aos encantos do dinheiro fácil?
Ou será que ao nosso Governador e ao Secretário só interessam lembrar da existência de policiais corruptos quando tentam a todo custo esconder ou desvirtuar atos pouco ortodoxos praticados por eles, pois ainda há muito que ser explicado quanto ao vídeo do encontro em um lugar nada usual para se tratar de assuntos da secretaria, mas que pelo andar da carruagem, e levando-se em consideração a forma como estas pessoas conduzem as coisas afeitas à segurança pública a qualquer momento veremos no "YouTube" o encontro de nossas autoridades ocorrendo sob as luzes do picadeiro.     

Um comentário:

Anônimo disse...

Mto bom Erick!
Estão procurando a podridão no lugar errado. Estão demoralizando a Instituição e seus policiais generalizadamente, e ninguém faz nada.