sábado, 16 de abril de 2011

O Petróleo é Nosso?


Eu sempre me questionei qual seria o motivo para uma nação onde tudo falta, onde os serviços mais essenciais são prestados com uma enorme dificuldade e precariedade, mas ainda assim  temos uma empresa petrolífera do governo.
Muitos apontam uma questão estratégica, e sinceramente já entendi assim a alguns anos atrás, mas e agora? É óbvio que quando da sua criação havia um motivo relevante, o Brasil era dependente do petróleo externo, e como tudo no princípio necessita de em "incentivo" coube ao governo brasileiro fomentar a busca em território nacional do petróleo que nos tornaria auto-suficientes.
Mas a maior questão está no fato de que em países onde cabe à alguma empresa com capital público a produção do ouro negro, o seu produto final é oferecido à sua população a preços extremamente baixos, vide o exemplo da Venezuela onde se não em engano, vi num programa jornalístico que um tanque de combustível necessita para ser cheio apenas de um valor equivalente aos nossos R$ 2,00, isso mesmo de apenas dois reais, um valor que aqui não nos bastaria para pagar por 1 litro de gasolina.
Ora se o custo da nossa auto-suficiência for o de dispor de um preço acessível à todos posso até aceitar os custos extremamente altos para custear a Petrobrás, pois não sei se é de conhecimento de todos, mas os salários dos profissionais à sua disposição é dos mais elevados se comparados com as empresas privadas similares.
Agora custear uma empresa Petrolífera à custos tão altos, sendo que não possuímos sequer escolas com alguma qualidade, hospitais sucateados, segurança pública inexistente, transporte público ruim até para o transporte de gado, e, ainda por cima tendo que pagar preços próximos dos R$ 3,00 por apenas um litro, ai já é demais, por mim que privatizem o mais rápido possível a Petrobrás.
E como sempre ocorre, isso ainda não é tudo, aparece o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, "nos tranqüilizando", garantindo que a gasolina não aumentará em abril e se por acaso o aumento for inevitável nos meses seguintes, será providenciada a redução na CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), assim como se estivesse nos fazendo o favor de não aumentar o que já extorsivo.
Por favor, que não me apareçam àqueles que sempre saem em defesa desses mal-feitores do governo, alegando que o responsável por um eventual aumento é a conjuntura mundial atual, pois nós não exportamos e pelo que tanto bradaram, também não importamos, portanto nada nos interfere os valores do petróleo no mercado internacional, não havendo assim o que justifique os valores atuais, bem como uma eventual majoração.
A não ser que nestes valores estejam incluídos salários de algumas centenas de funcionários fantasmas, ou salários com valores bem acima dos de mercado para os seus profissionais, e outros desvios de conduta que não podem faltar em qualquer lugar com a interferência do governo, e se assim for, sou ainda mais pela privatização.
E para àqueles que repetem como papagaios o "slogan" ufanista de que "o petróleo é nosso", peço apenas que o digam na "boca" da "bomba" para o digno frentista e veja se há algum resultado prático em seu bolso.
Não que eu seja contrário ao governo se imiscuir em áreas das mais diversas, desde que justificadamente, mas entendo que tal situação só deve ser aceitável quando o governo cumpra com as necessidades básicas do seu povo, o que não precisa ser nenhum especialista para ver que estamos a anos luz do ideal. 

Um comentário:

Unknown disse...

Esse negócio de petróleo é nosso, é igual ao suco de laranja(só ficamos com o bagaço).Tb.somos auto-suficientes em: aumentar impostos; deviar verbas; asilar bandidos; desperdiçar votos, etc... Seria preciso redescobrir o país. Quem sabe daqui uns 500 anos. Enquanto isso, chora na cama que é lugar quente, e reza pra não parar no "SPC".Prá isso eles são ligeiros não acham??????