domingo, 17 de abril de 2011

Sr. Jorge Hereda Cadê o Bom Senso?


Ainda cultivamos entre nós a idéia de que tudo se resolve por meio da criação de lei, então se há uma situação onde a repercussão toma os noticiários, já partem para a "solução" e criam uma nova lei.
Temos uma legislação que, embora conte com muitas leis antigas, ainda assim contempla grande parte das situações do nosso dia-a-dia, o que necessitamos na realidade é de que as leis já existentes sejam efetivamente cumpridas acabando com o grande mal da impunidade.
Agora temos tantas outras situações que de alguma forma não são abrangidas pelas leis existentes, mas certamente dispensa a edição de uma nova lei para o seu controle.
Temos ainda àquelas situações onde a moralidade e a ética se distancia da legalidade, ou seja, a situação é imoral ou anti-ética mas ainda assim legal.
É a situação do Sr. Jorge Hereda, Presidente da Caixa Econômica Federal, empresa estatal que dentre os vários investimentos em patrocínio tem um camarote no estádio do Morumbi, com o propósito de "promover ações de relacionamento com seus clientes e empregados", o espaço denominado Sala Raí recebera do banco estatal R$ 3.700.000,00 nos últimos 4 anos.
O referido espaço conta com 64 lugares, dos quais 32 para convidados do banco, e os seus freqüentadores podem assistir à shows e jogos de futebol com direito a serviço de bufê e traslado.
Mas ai o que faz o seu Presidente? Simplesmente leva os seus filhos para desfrutar de toda esta mordomia, e quando o seu filho, Rafael Hereda, é questionado deste ato imoral, embora legal, afirma que além de filho do Presidente é cliente do banco 
Bem se é assim, como eu fico? Eu também sou cliente do banco como muitos outros brasileiros, e gosto de mordomias como tantos outros, mas ainda assim não me convidam para show ou jogo de futebol algum.
É aqui que digo, o ato em si não me parece ilegal, mas certamente é imoral, pois em hipótese alguma os parentes de quem quer que exerça algum cargo na direção do banco poderiam fazer uso de tal camarote, é questão de bom senso que qualquer cidadão saberia das questões morais envolvidas.
Ai o que deduzo é que este camarote de alto luxo ao qual só os amigos do "rei" tem acesso, na realidade tem a sua existência com o único propósito de beneficiar os seus diretores e os seus familiares, caracterizando assim um crime contra os cofres públicos e por conseqüencia aos nossos bolsos.  

Nenhum comentário: