terça-feira, 26 de abril de 2011

O Velho Truque.


Havia um seriado que fizera grande sucesso onde um detetive, Maxwel Smart, interpretado por Don Adams, encarnava o papel de um espião à serviço do C.O.N.T.R.O.L.E. contra os agentes da K.A.O.S., o seu codinome era Agente 86, e dentre os vários e hilários absurdos que o caracterizavam, como o sapato-fone, o cone do silêncio, a parede invisível, havia um bordão onde ele dizia, mais ou menos o seguinte: "a sim, o velho truque ...", referindo-se à alguma das situações onde era pego desprevenido, como sempre.
Bem, fiz esta introdução nostálgica com um único objetivo, embora tenha me dado muito prazer em relembrar deste seriado que tanto me fez rir quando garoto, que é o de traçar um paralelo com a atual situação da Polícia Civil Paulista, pois somos constantemente desprestigiados e ignorados pelo estado, principalmente pelo PSDB, que, como quem tem ódio da instituição, não faz a menor cerimônia em nos menosprezar nos dando salários de fome e condições de trabalho nada condizentes com a importância do estado de São Paulo.
Temos, como já é amplamente sabido, um dos piores salários dentre as polícias do Brasil, embora este estado possua o segundo PIB da nação, somos mal selecionados, mal preparados, mal treinados, mal remunerados, mal aparelhados e desestimulados, e como conseqüência prestamos como é da ciência de todos um péssimo serviço à população, exceção feita àquela classe social de que a tucanada tanto adora, onde sempre que solicitado a polícia se desdobra para prestar um serviço de excelência.
Diante disso tudo somos ignorados em nossos anseios por grande parte da sociedade, já que, por vários motivos, é mais simples e cômodo culpar-nos pelo caos em que se encontra a segurança pública.
Mas o que me motivara a publicar este post é a conivência das nossas entidades representativas, sejam sindicatos ou associações, bem como a nossa estupidez, pois vem ano passa ano caímos no conto do vigário contado pelo governo e apoiado, ainda que veladamente, por tais entidades.
É sempre a mesma história, passados alguns meses no ano, começam a surgir os boatos, por exemplo, ao se iniciar um ano surgem àqueles que garantem que tudo irá mudar em março, "em março muda tudo, cai delegado geral, secretário" e o diabo a quatro, e o que fazemos? Ficamos como cordeirinhos, quietos aguardando as mudanças, e o que ocorre? Chega março, passa março, e nada acontece. Ai, quando nos refazemos do baque e começamos a nos questionar, mais uma vez eles reaparecem, os boatos, alguns dando conta de que o projeto de reestruturação agora sai, sendo que, durante este período alguns garantem tê-lo visto na mesa do Delegado Geral, do Secretário de Segurança, do Secretário de Gestão, do Governador, e assim foram tantas as mesas em que passara, que ao final desaparecera, como num passe de mágica, e mais uma vez somos passivamente ludibriados. 
Assim, passam-se os anos e continuamos na lesma lerda, e os Governos com o auxílio das "nossas" entidades vão protelando a reorganização necessária na Polícia Civil, e nós o que fazemos? Como naquele seriado norte-americano, onde o protagonista assim como nós é um idiota, vamos caindo no "velho truque" dos benefícios e das mudanças que nunca vem.

Nenhum comentário: